quinta-feira, 26 de junho de 2008

Havaianas: de um simples chinelo de dedo para o mundo da moda


Simone Saltiel

Elas estão nas prateleiras de lojas de departamentos chiques como Saks Fifth Avenue e Bergdorf Goodman, em Nova York, e Galleries Lafayette, em Paris. Ocupam espaço em vitrines da badalada Via Spiga, em Milão, dividindo a cena com marcas famosas como Dior e Prada. Adornam pés de socialites, artistas, modelos e até mesmo do Presidente da República. Ao mesmo tempo são vistas em uma marcha do Movimento dos Sem-Terra, nos pés de milhares de homens, mulheres e crianças. Sem dúvida é a sandália mais democrática que se tem notícia. Sim, estou falando das sandálias Havaianas. O que começou como um simples chinelo de dedo popular virou um dos calçados mais fashions em menos de quatro décadas. Bonita, colorida e confortável, a sandália se transformou em um dos objetos mais cotados pelo mundo inteiro. No exterior, os modelos mais incrementados, feitos sob encomenda, podem valer mais de US$ 100.

A história
Lançadas em 1962, as Havaianas eram apenas sandálias de plástico, que na maioria das vezes, era mais usada por pessoas pobres, por serem muito baratas. Mas com o passar dos anos elas deixaram de ser apenas simples chinelos populares e começaram a crescer no mercado. Nos anos 90, a marca Rider lançou uma nova linha de produtos usando de um marketing bastante atrativo, o que fez com que as Havaianas começassem a repensar uma nova estratégia. Foi aí que tiveram a idéia de lançar novos estilos e modelos para a sandália. Nos anos 2000, com modelos mais modernos, novas cores e estampas, as Havaianas se tornaram recorde de vendas.

Do Brasil para o mundo
Foi ainda no mesmo ano que a Alpargatas, fábrica associada, resolveu internacionalizar a marca. O que deu, e continua dando, super certo, pois passaram de simples e básicas para as sandálias mais cotadas do momento, não só no Brasil como em muitos outros países.
Segundo a assessoria de imprensa das Havaianas, alguns eventos contribuíram para o sucesso da marca no exterior. As brasileiríssimas sandálias chegaram à França em 2001 e foram vendidos três mil pares. Em 2003, desfilaram nos pés de todas as modelos na passarela do estilista Jean-Paul Gaultier. Nada melhor para criar uma boa imagem da sandália e aumentar as vendas.
Hollywood
A assessoria de imprensa ainda conta que outro evento importante para divulgação da marca no exterior ocorreu em 2003 quando foram distribuídas Havaianas aos indicados ao Oscar. A empresa desenvolveu um modelo sofisticado, decorado com cristais austríacos e guardado em caixas especiais com o nome dos atores imitando os símbolos estampados na calçada da fama de Hollywood. Foram iniciativas como essa ajudaram a Alpargatas a vender 1 milhão de pares de Havaianas aos varejistas americanos neste ano. Nos últimos anos, a receita gerada pela exportação do produto praticamente quadruplicou. Os Estados Unidos, França e Austrália são os maiores mercados da marca no exterior.

Mania nacional
No Brasil, esse sucesso não fica para trás, pois já existem até lojas das sandálias. A procura é tão grande que a marca resolveu lançar sua própria loja. Mas elas também podem ser encontradas em muitos outros lugares como supermercados, lojas de conveniência e até mesmo algumas lojas de roupas. Como dizem por aí, já viraram mania, principalmente entre os jovens.

Para qualquer ocasião
“As Havaianas hoje em dia são tão fashions que uso em várias ocasiões. Desde ir à praia até ir à faculdade. Tenho de várias cores, adoro!”, comenta Bruna Marino, estudante de Jornalismo. Já a médica Karla Santos lembra de seu casamento quando na festa cada convidado ganhava um par de Havaianas personalizado. “Foi o máximo! As sandálias eram brancas, com as letras iniciais dos noivos e as tiras em dourado. Os convidados amaram!”, conta Karla.
Como podemos ver, as novas opções e o posicionamento diferenciado caíram no gosto do povo. E de repente, andar de Havaianas por aí não parece mais, como se costumava dizer, “coisa de pobre”, mas algo da moda. E assim se tornando objeto de desejo dos brasileiros e turistas de todo o mundo.

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