quinta-feira, 26 de junho de 2008

Estilos e cortes para cada rosto e as novas tendências



Bianca Lacet

Para toda mulher o segredo da beleza é o cabelo. A Hairstylist Mariana Gorini dá dicas de cortes, cores e o estilo que favorece cada rosto, dando equilíbrio com os traços, e conta qual a tendência do momento.


O que está na moda
Mariana conta que os cabelos estão ficando cada vez mais curtos e o fio reto sumiu. “O corte desconectado é moderno e atual”. Um corte que está na moda é o Chanel com bico, pontas mais compridas na frente, numa onda iniciada pela Vitorian Beckran.
Os cachos também estão na moda.“Todo mundo está desistindo da idéia do cabelo liso, das escovas progressivas e dos alisamentos, as mulheres estão deixando o cabelo mais natural, e até voltando a usar os bobs para ondular o cabelo.

Cor
A cor só varia de acordo com a estação do ano. No verão a tendência é o loiro. “As loiras crescem e os tons ficam mais fortes e abertos, seja com a tintura, com luzes, ou até simplesmente com o sol”. Já no inverno as cores são mais fechadas, as mulheres procuram os salões para pintar de marrom, vermelho, castanho escuro, sempre escurecendo. “Até quem pinta de loiro gosta de fechar um pouco porque não combina com o inverno, lógico que não vai pro preto, mas escurece sim”.


A franja
Mariana conta que a moda da franja não é pra todos. Primeiro tem que ver como é a testa, nas mais largas é melhor. Na testa pequena a franja fica curta. Também tem que ver como é o crescimento do cabelo na frente. “Muitas pessoas tem o crescimento da franja pra cima, e então fica como um toldo”. A franja fica boa com os cabelos lisos ou ondulados. “Nos cacheados ela fica estranha, não funciona” conta Mariana, ressaltando que o ‘franjão’ funciona com quase todo mundo.


Para todos
O cabelo cacheado serve para todo mundo. “Sempre estando bem tratado e bem cuidado fica vivo, no alisamento ele fica sem movimento e sem vida”.
Uma boa dica para o cabelo cacheado, é usar um bom ‘leave in’, ou ativador de cachos. “Passar ao sair do banho, com o cabelo ainda molhado e não enxaguar, ele vai ativar os cachos que não se formaram, funciona até nos mais lisos” afirma.


Técnicas para favorecer o formato do seu rosto
A especialista explica que o corte ideal deve ser cuidadosamente analisado para cada rosto. Confira as dicas.

Oval – É um tipo bem proporcional, considerado geralmente como o formato ideal, aceita qualquer tipo de corte, desde que deixe o rosto em evidência. Não precisa de franjão, nem de fios desfiados em volta do rosto.
Achatado e pequeno - Tentar alongar, o cabelo comprido diminui a sensação de ser achatado. E não usar franja para não diminuir ainda mais o rosto.
Quadrado – Para esse tipo de rosto, o ideal é aquele que chama atenção para as franjas em forma de topete, dando a impressão que a testa é menor com altura no topo, pelo volume que se forma no alto da cabeça e um baixo volume nos lados. Um leve cacheado na linha do queixo para suavizar os "cantos" do formato quadrado. O cabelo mais redondo ameniza os traços. Os cabelos médios para longos são os que mais favorecem esse tipo de rosto.
Largos - A melhor escolha são os cortes com o cabelo jogado no rosto, um degrade na frente, picotado, para cobrir e afinar o rosto.
Longo - Um corte arredondado para dar volume nos lados. A franja lisa também pode dar uma sensação de ser menor ao tampar a testa.
Triangular - Estilos curtos, em camadas, que de volume, com cachos elevados no topo irão possibilitar o equilíbrio para este formato. Evitar usar os cabelos puxados para trás, a franja deve ser desfiada, sem muito destaque e o comprimento deve ser entre o queixo e o final do pescoço para atenuar o queixo pequeno.
Redondo – A melhor escolha são cabelos mais compridos, cortes com estilo em camadas, bem elevados no topo e com um mínimo de volume nos lados. Franjas para tapar a testa pequena e dar uma ilusão de que o rosto não é tão redondo assim. O ideal é deixar o cabelo numa altura que passe do queixo, como que se encaixando nele, sem muito volume.

Observação
O cabeleireiro quando sugere um estilo e avalia o formato do seu rosto, evita que você escolha um corte ou estilo que não seja favorável. “Mas nada é lei, essas são dicas que dou para meus clientes. Faço de acordo com o que o cliente quer”.

Algumas dicas
Mesmo que a moda esteja indicando uma tendência, lembre-se que o que mais conta é o seu estilo e formato de rosto. Por isso, peca sempre a opinião de um cabeleireiro. E tente cortar as pontas que é a parte mais ressecada do cabelo, mais ou menos, de dois em dois meses.

Um comentário:

regiane disse...

anem vcs deveriam colocar fotos de corte de cabelos algumas modelos pra gente te ideia de como vai ficar quero colocar franja mas estou com mdedo de nao ficar legal oque faço