sexta-feira, 11 de abril de 2008

Romântico, étnico ou urbano, escolha o seu sapato e entre na moda


Matéria retirada do site Cristina Arcangeli (Por Virgínia Vargas)


Sapatos, sapatos e mais sapatos! Qual mulher não gosta de ter o armário recheado de opções para vestir os pés e deixá-los sempre combinando perfeitamente com a roupa e, de preferência, na moda? Pois se prepare, pois os novos modelos prometem levar as mulheres à loucura. Românticos, étnicos ou urbanos, os sapatos do Outono/Inverno 2008 são de arrasar!

A moda romântica tem inspiração nos anos 20 e 40 e traz a delicadeza das melindrosas e o glamour de Coco Chanel para os pés. “As botas de cano curto e bico redondo, com babados ou detalhes de lacinhos e saltos de várias alturas, e os sapatos e sapatilhas com a frente redonda ou aberta e com flores, laços e adornos ultra-femininos representam bem a moda romântica”, afirma a consultora de moda Silvia Sato. Além disso, os cortes retos, as combinações bicolores e o uso do matelassê, junto com o brilho dos materiais metalizados, das pedras, dos saltos finos banhados e das aplicações metálicas, trazem elegância para os sapatos.

No momento étnico, a mistura de etnias revela referências cruzadas e cria um jogo de sobreposições que resulta em sapatos irreverentes e exóticos. Segundo Silvia, texturas e elementos com animais, pêlos baixos, couros exóticos, camurças, nobuks e atanados aparecem juntos ou separados. Nos modelos, sapatos encorpados, principalmente com meia-pata, bicos retrôs e saltos grossos, botas com franjas, meio apache, bota estilo cowboy, com recortes e mix de materiais e com matérias e cores extravagantes.

Os modelos que prometem ser o hit da estação também derivam de tendências étnicas. Tratam-se da bota estilo gladiador, com frente e tornozelos vazados ou com fechamento em várias tiras, e da sandália bota, que faz uma brincadeira entre o inverno e o verão, por causa das tiras largas contrastantes com os dedos à mostra. “Ambos aparecem com saltos altíssimos e deves ser usados com unhas impecavelmente feitas, pintadas em um tom marcante como o vermelho ou tons mais escuros. Combinam com vestidos e saias curtas, com ou sem volume, com shorts, com ou sem meias, e com jeans skinny e calças adesivas, acompanhados de blusas amplas ou não. São modelos fashion, mas muito versáteis e que dão um efeito incrível no look”, acrescenta Silvia.

Já na tendência urbana, inspirações nos anos 60 e 80 dão o tom. As botas na altura do tornozelo, que fazem referência à década de 60, garantem um visual gracioso, mas ao mesmo tempo diferenciado e ousado. O look divertido da época aparece nos botões grandes e estampas retrô, que retratam uma década onde a juventude transformou a sociedade e a moda.

“O toque vintage fica por conta dos materiais de alto brilho, como o verniz e o cetim, das tramas delicadas, das estampas geométricas, dos drapeados e franzidos, das aplicações de metais, das camurças suaves e das transparências”, diz a consultora. Dos anos 80, o estilo unissex, com modelos estilo Oxford, além de modelos com cores vibrantes e linhas robustas.

Nas cores de todas as tendências, o preto reina absoluto, mas há espaço para os tons de cinza, do gelo ao grafite, os castanhos, os metalizados em cores fortes, de perfume 80. “Os tons de vinho, vermelho e salmão, verde-musgo e violáceos também dão um ar de novidade à moda. E não podemos esquecer das galochas, ótimas para dias frios e chuvosos, que aparecem em várias cores e prints como xadrezes e bicolores”, completa Silvia Sato.

Um comentário:

Anne Germano disse...

Ótima escolha de matéria!
Valeu como uma dica.

Abs,
Expedição Metrópole