sexta-feira, 11 de abril de 2008

Os primeiros passos de uma coleção até chegar as lojas


Bianca Lacet
A moda traz com ela estilos e tendências, que de acordo com o repertório individual traduz uma pessoa. Vamos as lojas, compramos e nunca paramos para pensar da onde vêm as roupas que usamos no nosso dia a dia. Quais os primeiros passos da sua confecção e qual seu caminho para chegar até nós, os consumidores. De onde vêm essas roupas que fazem a “nossa moda”?

A estilista entrevistada
A jovem estilista Nica Kessler, de 25 anos, mudou-se para Londres aos 21 anos, onde estudou na Saint Martins, produção de moda, design de bolsas, ilustração e corte e costura. Em seguida, foi para Barcelona, onde fez o máster de moda, na Escuela superior de diseño de moda Felicidad Duce. Lá começou a criar as suas primeiras bolsas, as mesmas que fariam um enorme sucesso na sua volta ao Brasil. Em 2002, surge a grife Eläs, da qual foi sócia até 2007. No ínicio de 2008, a estilista lançou a marca "Nica Kessler" sendo um enorme sucesso entre jovens e adultos, com peças que se destacam.

Diferencial
Sua moda é feminina, descolada e jovem no caráter, mesmo assim atinge um público entre 20 e 60 anos. “Tem peças para todas as ocasiões, gostos e idades, desde as mais sensuais até as mais elegantes e discretas”. Nica controla de perto todo processo produtivo: pesquisa, cria, desenha, lida com fornecedores, escolhe a dedo os tecidos e acompanha de perto a fabricação e as vendas. Muitas vezes dá consultoria de maquiagem e de acessórios e de cores, valorizarando o único, o original e o pessoal, sempre peças lindas e em pouca quantidade.

O começo da produção
A estilista Nica Kessler conta que o primeiro passo para a confecção de uma roupa é pensar em um tema para a coleção. "Penso me baseando no que gosto, sem deixar de lado meu público alvo e faço sempre uma coleção de acordo com o sexo, idade e classe que quero atingir".

Tendências
As clientes querem sempre estar na moda, então saber as tendências do momento é uma necessidade. “Tenho sempre que pesquisar revistas, internet e bureau, mas o estilo da marca é super importante, por isso deve se seguir uma regra” afirma à estilista. Todas as grandes fábricas se baseiam nas tendências, por isso também é difícil fugir dela.

Escolha dos tecidos
Depois de muita pesquisa, chega a hora de pensar em cores e materiais que serão usados. A escolha do tecido é muito importante para a qualidade da roupa, algumas estilistas já têm seus fornecedores fixos. “Eu recebo todos os fornecedores das grandes fábricas para ver os tecidos e escolho dependendo da minha coleção, acompanho de perto para garantir uma boa escolha e qualidade”.

O Corte
A estilista conta que o segredo do corte é o encaixe, para cada parte da blusa, é um molde. “Encaixar o tecido e depois cortar é o segredo para que possa ter um bom caimento e um maior aproveitamento, sem ter perda de tecido”.

Na hora da fabricação
A parte das estilistas é criar e desenhar, mas claro, elas sempre entendem um pouco de tudo para controlar a produção das suas peças. Nica Kessler conta que trabalha com facção. “Lá dentro eles já fazem tudo, cortam, pilotam, fecham peça e entregam pronta”. Mas para quem pensa que é simples e fácil, não é não. “Tenho que ir algumas vezes para aprovar, ver se o bolso ficou da maneira que eu pedi, se o caimento da blusa ficou bom, tudo da maneira que imaginei. São pelo menos umas quatro vezes que tenho que ir e modificar alguma coisa”.

Curiosidade

Abaixo o passo a passo antes de ir para a máquina de costura:
1. Pegar linhas de acordo com a necessidade da peça( galoneira 2 retas e 1fio, overlock 2 fios e 1 reta).
2. Pegar aviamentos (elásticos, lástex, velcro, zíper, etc).
3. Pegar peça piloto e conferir se está boa.
5. Colar as entretelas antes da peça ir para a máquina.

Depois de pronta:
1. Estar sempre alerta aos defeitos que a peça possa apresentar ( piques, linhas soltas, costuras tortas, etc.)
2. Conferir se as peças casam (espelhado).
3. Conferir quantidade.
4. Separar cores.
5. Fazer nota com preço e tempo.

Nenhum comentário: